segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Secretaria de Ação Social através do CRAS e Programa Curumim ilumina a Praça do Gaspar com Enfeites Natalinos despertando a Valorização Ambiental e transformando lixo em artes.



Arvore do centro da Praça do Gaspar  com PET


Anjo de PET

Bolas de Peti


Velas de Pet


Projeto Social "Vozes Mirim"
 O Natal é uma data especial para todas as pessoas.  Os enfeites desta data simbólica causam grande fascinação e emoção entre todos.
A iniciativa para fazer um Natal ainda mais bonito com enfeites na cidade feitos com garrafas pet, foi idealizada pela Secretária de Ação Social Selma Carneiro. Os Enfeites Natalinos foram confeccionados pelas crianças, adolescentes e mães inseridos nos Projetos Sociais desenvolvidos no CRAS –Centro de Referencia de Assistência Social e do Programa Curumim também coordenado pela Secretaria de Ação Social, que vem alem de despertar a cidadania dos integrantes, estar explorando sua sensibilidade e imaginação agregado á valorização socioambiental.Além das participantes expandirem o seu conhecimento aprendendo a fazer artesanatos que podem até mesmo ser comercializado por elas, também garantem uma participação satisfatória ao aflorar o espírito de renovação, fé e esperança traduzido pelos símbolos que vão ornamentar a cidade. Desenvolvem o senso de trabalho em grupo, criando importantes laços afetivos que se estendem a partir do grupo de convivência e refletem, no seu vínculo familiar e comunitário

VANTAGENS NA RECICLAGEM COM AS GARRAFAS PET

Politereftalato de etileno, ou PET, é um polímero termoplástico, as garrafas produzidas com este polímero podem permanecer na natureza por até 800 anos. O material não pode ser transformado em adubo. Plásticos e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico.

• Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.

• O material não pode ser transformado em adubo. Plástico e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico.

• Centenas de toneladas dessas embalagens são produzidas anualmente no país, sendo que cerca de 48,7% são descartadas na natureza, contaminando rios, córregos, lixões e terrenos baldios.