domingo, 6 de dezembro de 2009

V CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL DE ALVINOPOLIS - MG

A Secretaria Municipal de Ação Social e o Conselho Municipal de Assistencia Social -CMAS, realizou no dia 01 de agosto de 2009 a V Conferencia Municipal de Assistência Social.
A Conferência é um forum de discussão de assuntos de interesse da sociedade, como politicas públicas que venham ao encontro de realidade vivida por cada município.
O mundo é a oprotunidade e o papel do poder publico é oferecê-las as pessoas,reafirmando que a assistencia social é uma das prioridades do nosso prefeito Joao Batista Mateus de Moraes em sua administração.
Ha cerca de 10 anos, o Brasil vem mudando os conceitos da assistencia social,deixando do assistencialismo para atuar no desenvolvimento Humano. Nesse trabalho, o poder publico nao pode se esquecer de cobrar a contrapartida das familias.No caso das crianças,os pais mantenham os filhos na escola acompanhando seu desenvolvimento escolar e façam a Vigilância em Saúde.
A meta da Conferencia não é so avaliar, mas de apontar novos caminhos,novas metas e objetivos para qualificar ainda mais a prestação de serviço para as familias que usam a assistencia social.E este ano o principal objetivo da Conferência foi o de pensar formas e estrategias para que os usuários possam executar de forma mais próxima e administrativa o controle social e que ele ajuda a definir melhor sobre os serviços oferecidos, tanto pelo poder publico como pelas entidades.
Para falar sobre o tema tivemos a honra de receber a palestrante a senhora Maria Celeste de Souza Oliveira - Assessora de Politicas Públicas da Câmara Municipal de Ipatinga -MG, Coordenação dos Conselhos - FOCON do Vale do Aço.
As tematicas trabalhadas foram:
GRUPO 01 - Protagonismo do Usuário, o seu lugar Politico no SUAS, uma construção inadiável;
GRUPO 02 - Os Conselhos de Assistência Social e o SUAS: composição,dinânmica,caráter de representação e processo de escolha.
GRUPO 03 - Entidades de Assistência Social e o Vinculo SUAS: controle social,participação popular e gestão interna.
GRUPO 04 - O Trabalhador do SUAS e o Protagonismo dos Usuários.
Os Temas foram trabalhados e debatidos em grupo, onde foi eleito um relator para apresentação dos trabalhos e plenaria final.
Presente tambem na V Conferencia Municipal de Assistência Social , o Prefeito Municipal o Sr. Joao Batista Mateus de Moraes, CRAS, Bolsa Familia, Secretarios Municipais da Educação,Administraçaõ , Desenvolvimento ,representantes das entidades, Grupo da Melhor Idade DE BEM COM A VIDA,Comunidades rurais,representante da CIA Fabril Mascarenhas, Câmara Municipal, PETI, Curumim,Grupo de Voluntarios,usuários do sistema e visitantes das cidades vizinhas (Prefeitos,Secretários Municipais,coordenadores de CRAS e outros).