quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Palestras para gestantes do PROJETO SOCIAL COMEÇANDO A VIVER e para familas do PROJETO SOCIAL EU E MINHA FAMILIA

A Secretaria de Ação Social através do CRAS realizou nos dias 09,10,11,12 e 17 de agosto reuniões educativas com grupo de gestantes e grupo de familias. O tema deste mês foi Educação de Filhos de 06 a 12 anos, e a palestra foi ministrada pela Psicologa do CRAS Karla Hellen Ferreira de Assis.
Os anos intermédios da infância, desde os seis aos doze anos, são frequentemente designados por anos escolares, porque a escola constitui a experiência central nesta fase da vida.
Apesar de os pais continuarem a ter um importante impacto na personalidade da criança, bem como em outros aspectos do seu desenvolvimento, os colegas/amigos é mais influente que anteriormente.
Quanto mais sabemos a respeito do desenvolvimento durante os anos escolares, mais se torna claro que mudanças importantes, mesmo discretas, se estão a realizar. Essas mudanças são acentuadas pelo fato de que as crianças, quando estão na escola, vão adaptar-se a um novo conjunto de situações e expectativas que, certamente, afetarão o seu desenvolvimento.
Mas, não é unicamente porque as crianças começam a frequentar a escola que as mudanças têm lugar durante esses anos. Evidentemente, as crianças nesta idade adquirem capacidades que não tinham antes, que lhes permitem começar um novo período de desenvolvimento.
O tipo de família nuclear em que a criança vive, bem como as relações que ela desenvolve com os elementos da família podem ter efeitos profundos no desenvolvimento psicossocial, uma vez que é neste período que as crianças desenvolvem o seu auto-conceito, tornando-se mais independentes, auto-confiantes e com controle das emoções.
A descoberta dos outros é vivida com muita ansiedade, porém é uma aprendizagem necessária e que não se realiza num só dia, mas que permite desenvolver sentimentos como a amizade, solidariedade e também os atritos e disputas.
Este é um percurso longo, de êxitos e fracassos no qual a criança tem a oportunidade de reconhecer alguns dos seus limites e começar a traçar aspectos importantes da sua personalidade.
Neste período de desenvolvimento, as relações com os pais continuam a ser muito importantes (embora a criança passe grande parte do tempo junto do seu grupo (escola) visto que a estrutura e atmosfera familiares contribuem para o equilíbrio emocional nas relações sociais.
É na infância que começa a prevenção ao uso de drogas, o risco de um jovem entrar em contato com drogas é muito grande. São muitas as razões que levam crianças e adolescentes a experimentar drogas, destacando: extrema liberdade, achar que o gostoso é sempre bom, não ter que aracar com as consequencias, não ter obrigaçoes a cumprir, ser egoísta e cair nas ondas da moda.
Para concluir, é a partir desta idade que o grau de desenvolvimento é avaliado principalmente pelo rendimento escolar, pela maneira de assumir responsabilidade e pelas suas condutas sociais e morais. No final da idade escolar pode-se ter alguma ideia do que a criança será como um jovem adulto, e as mudanças que tem lugar durante a adolescencia dependem, em grande parte, da pessoa em que criança se tornou na idade escolar.