sábado, 29 de maio de 2010

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL REALIZA CURSO PARA OS ARTESÃOS USANDO A CHITA






















A história da chita traz um pouco da trajetória da alma brasileira.
Passado, presente, trabalho, castigo, festa, criação, arte, infância, malícia e uma alegria descarada se combinam nas cores e misturas descontroladas das estampas, que vestiram escravos, camponeses, tropicalistas, personagens da literatura, teatro, novela e cinema, sem perder a inocência.
Um produto simples transformou-se em objeto de desejos . Chega a impressionar como um tecido, ainda considerado por muitos como barato e desprezível, virou artigo de luxo. Dessa forma, saiu das ruas e casas do interior e conquista espaço cada vez maior em passarelas da moda

Pensando na aproximação II FESTA DA CHITA em Alvinópolis, a Secretaria Municipal de Ação Social ofereceu às artesãs do município uma capacitação, para desenvolverem artes usando e valorizando a chita, com objetivo de enriquecer o evento e o artesanato local, possibilitando os visitantes e consumidores levarem para casa uma lembrança da temática do evento.
O Curso foi realizado no CRAS, nos dias 28 e 29 de maio de 08 as 16 hora, com uma carga horária de 16 horas e foi ministrado pela Artesã Soraia Garcia de Ponte Nova. Com grande aproveitamento as alunas confeccionaram varias peças como: decoupage em pratos, vidros, flores, colares, porta níquel, bonecas, móbiles, chaveiros e várias outras peças. Aguardem que os trabalhos estarão expostos na praça nos dias do evento.