domingo, 16 de maio de 2010

PROJETO SOCIAL DANÇA & ENCANTA APRESENTA EM DOM SILVERIO NO I ENCONTRO REGIONAL DE PROJETO SOCIAL DE DANÇA



O Projeto Social DANÇA & ENCANTA participou no dia 15 de maio I Encontro Regional de Projeto Social de Dança que aconteceu em Dom Silvério. As alunas Jessica, Marília, Ana Carolina, Luana, Isabela, Dhulia, Laís e o Monitor Darlan,mostraram seus talentos e fizeram bonito no Palco.
Estiveram presentes as cidades de Alvinópolis, Dom Silvério, João Monlevade, São Domingos do Prata e Sem Peixe, o Projeto Social DANÇA&ENCANTA foi criado em 2009 pela Lei Municipal 1795/2009 que criou o PROMASA -Programa Municipal de Assistencia Social de Alvinopolis.
É de grande importancia o trabalho onde a origem de um projeto social não seja formar profissional, mas sim um corpo novo trazendo suas histórias e como as criaram para estar lá no palco compartilhando com a platéia um momento tão importante de sua história. Ou criar junto à eles o encontro de seu corpo com a arte da dança e abrir um espaço para a criação pessoal
Sabendo que o processo artístico pedagógico é o princípio ativo, ele é que vai gerar uma criação, e aqueles corpos dançantes que estão no palco são crianças e adolescentes aprendizes. E como é bom ser aprendiz!
Jovens que vivem em situações adversas e que estão num projeto social, têm a chance de acordar e renascer seu corpo criativo e sua sensibilidade a si mesmo e ao outro
Nem sempre é fácil mudar, mas.... tentar...pode valer a pena. .
As crianças e os adolescentes que poderão ter a experiência real da construção de um trabalho onde todas as dinâmicas necessárias para que isso aconteça poderão ser vividas e que também é um momento de aprendizado de cidadania e respeito, além do entendimento do que é criar movimentos e formas.
Pois estaremos fazendo um trabalho onde a cultura do corpo social e da dança caminham juntas!
Proporcionar aos participantes, ver, apreciar espetáculos, abrir o território das informações e formação, onde cada um poderá discutir e trocar informações sobre o que viu e sentiu é de grande valor, pois no momento de sua criação terá dentro de seu corpo um terreno de conhecimento, pois ele não estará repetindo uma proposição de movimentos já codificados e sem história para eles.