quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DIA 1º DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS...PREVINA-SE...

Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E a campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis


O aumento no número de jovens entre os infectados pelo vírus da Aids se tornou a principal preocupação do Estado na prevenção da doença. Ao mesmo tempo em que o Ministério da Saúde anuncia a estabilização dos números da Aids, a pasta faz um alerta com relação ao aumento da incidência da doença nos homossexuais, de 15 a 24 anos. Com o slogan “A Aids não tem preconceito. Previna-se”, a nova campanha do Ministério vai reforçar a necessidade de se discutirem questões relacionadas à vulnerabilidade à Aids entre jovens gays. Apesar de a porcentagem de casos na população nessa faixa etária ter caído nos últimos 12 anos, entre os gays da mesma idade houve aumento de 10,1%.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acredita que isso se deve ao fato de essa geração, de até 29 anos, não ter vivido o forte enfrentamento à doença, 20 anos atrás. “Existe uma preocupação específica para esse segmento que tem uma vulnerabilidade que chama muito a atenção”, frisa o ministro. Ele ressalta ainda que existem mais casos diagnosticados em meninas do que em meninos. Em 2010, foram registrados 349 casos nas meninas de 13 a 19 anos. Já nos meninos da mesma faixa etária, o total foi de 296. “É preciso mudar a atitude nesse público, trabalhar as diversidades regionais”, pontua o ministro, em coletiva realizada , em que foi apresentada a versão preliminar do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2011.