segunda-feira, 21 de novembro de 2011

I FESTIVAL DE DANÇA EM ALVINÓPOLIS - MG

O Projeto Social  DANÇA & ENCANTA coordenado pela Secretaría Municipal de Ação Social apresenta "EXPLOSÃO DE TALENTOS" no primeiro Festival de  Dança de Alvinópolis. Alem do  Dança & Encanta estara participando as cidades de Dom Silverio, Sem Peixe  e Sâo Domingos do Prata, confira a Programação.
Dançar é uma arte, do tempo e do espaço, onde não há quem não sinta seus olhos se renderem a contemplar uma dança. Os movimentos dos corpos, a leveza das mãos, que tocam um céu que fazemos o salão se transformarem quando dançamos com verdadeiro prazer e sentimento.
Como arte, a dança é fruto da necessidade de expressão do homem. Essa necessidade liga-se ao que há de básico na natureza humana. A dança é uma das raras atividades humanas em que o homem se encontra totalmente engajado: corpo, espírito e coração, sendo um esporte completo, e também um meio de meditação, e de conhecimento, a um só tempo introspectivo e do mundo exterior.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL ALERTA A POPULAÇÃO SOBE A IMPORTANCIA DO CADÚNICO


A Secretaria de Ação Social de Alvinópolis, alerta à população sobre a importância da inserção e manutenção dos dados de pessoas e famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), como forma de garantia de direitos e de ingresso nos diversos programas sociais federais, com os quais o município mantém parceria. O CadÚnico é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
É utilizado como mecanismo de seleção de público-alvo para programas e benefícios como: Bolsa Família; PETI; Tarifa Social de Energia Elétrica; Carteira do Idoso; ProJovem Adolescente; isenção para pagamento de taxas de concursos públicos; e atualmente as donas de casa e diaristas poderão contar com a proteção da Previdência social, pagando apenas R$ 27,25 ao mês contribuindo com apenas 5% sobre o salário mínimo.
Famílias que não atendem aos recortes de renda estabelecidos também podem ser adicionadas na base de dados do CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada a algum programa social desenvolvido em uma das três esferas de governo. A gestão do mesmo é de cooperação entre os três níveis da federação, que atuam em conjunto para cumprir uma responsabilidade que é constitucionalmente compartilhada: o combate à pobreza e às desigualdades. Neste cenário, o município tem papel protagonista, pois possibilita a interlocução direta com a população, fornecendo informações qualificadas.
Compete a SMAS, a identificação de famílias que compõem o público-alvo; análise e transmissão dos dados das famílias cadastradas. É de extrema importância que as pessoas procurem SMAS para inclusão.Temos funcionários de prontidão na nossa secretaria. Ninguém pode ficar de fora. É através do CadÚnico que as famílias garantem seus direitos, não só do Bolsa Família, como de muitos outros, como o da Tarifa Social de Energia. Nós estamos buscando informar, alertar, para que todos tenham oportunidades e possam usufruir dos benefícios que lhes são de direito. Sabemos que isso não irá resolver todos os problemas, mas é um grande auxílio para muitas famílias que estão em situação de vulnerabilidade,

ALVIJOVEM informativo trabalho realizado pelo PROJOVEM ADOLESCENTE de Alvinópolis-MG

jovens do PROJOVEM ADOLESCENTE

O Informativo “ALVIJOVEM” é o primeiro de vários informativos que ainda virão. É um trabalho realizado com os jovens do Programa PROJOVEM ADOLESCENTE da Secretaria Municipal de Ação Social e coordenado pelo Centro de Referencia de Assistencia Social-CRAS. O PROJOVEM ADOLESCENTE é um serviço socioeducativo  atende adolescentes de 15 a 17 anos, que sejam beneficiados do Programa Bolsa Família e com freqüência escolar superior a 75% . Ele oferece um espaço de convivência social, voltada ao desenvolvimento, aprendizagem e aquisições de oportunidades para os jovens no seu meio social e mais conhecimento de mundo. Integram-se a outras estratégias voltadas para as famílias, tais como a Bolsa Família e o Serviço de Proteção e Atenção à Família - PAIF. Um dos objetivos alcançados com o Projovem de Alvinópolis foi o Informativo “ALVIJOVEM” que saiu a 1ª edição em outubro de 2011 todo material preparados pelos adolescentes. E já estão preparando a 2ª edição.