A Secretaria de Ação Social de Alvinópolis, alerta à população sobre a importância da inserção e manutenção dos dados de pessoas e famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), como forma de garantia de direitos e de ingresso nos diversos programas sociais federais, com os quais o município mantém parceria. O CadÚnico é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
É utilizado como mecanismo de seleção de público-alvo para programas e benefícios como: Bolsa Família; PETI; Tarifa Social de Energia Elétrica; Carteira do Idoso; ProJovem Adolescente; isenção para pagamento de taxas de concursos públicos; e atualmente as donas de casa e diaristas poderão contar com a proteção da Previdência social, pagando apenas R$ 27,25 ao mês contribuindo com apenas 5% sobre o salário mínimo.
Famílias que não atendem aos recortes de renda estabelecidos também podem ser adicionadas na base de dados do CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada a algum programa social desenvolvido em uma das três esferas de governo. A gestão do mesmo é de cooperação entre os três níveis da federação, que atuam em conjunto para cumprir uma responsabilidade que é constitucionalmente compartilhada: o combate à pobreza e às desigualdades. Neste cenário, o município tem papel protagonista, pois possibilita a interlocução direta com a população, fornecendo informações qualificadas.
Compete a SMAS, a identificação de famílias que compõem o público-alvo; análise e transmissão dos dados das famílias cadastradas. É de extrema importância que as pessoas procurem SMAS para inclusão.Temos funcionários de prontidão na nossa secretaria. Ninguém pode ficar de fora. É através do CadÚnico que as famílias garantem seus direitos, não só do Bolsa Família, como de muitos outros, como o da Tarifa Social de Energia. Nós estamos buscando informar, alertar, para que todos tenham oportunidades e possam usufruir dos benefícios que lhes são de direito. Sabemos que isso não irá resolver todos os problemas, mas é um grande auxílio para muitas famílias que estão em situação de vulnerabilidade,