segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PRIMEIRO NATAL DAS CRIANÇAS

Uma tarde de magia aconteceu na tarde do domingo dia 20 de
Dezembro de 2009, na praça São Sebastião, uma grande realização da Secretaria Municipal de Educação,Secretaria Municipal de Ação Social e Equipe CRAS, com apoio da Prefeitura Municipal, aconteceu o 1º NATAL DAS CRIANÇAS. Com a presença de mais de 2 mil crianças e uma publico de aproximadamente 5 mil pessoas compareceram a praça para confraternização do Natal. As crianças divertiram das 14:00 às 21:00 horas em varios brinquedos como, pula pula, piscina de bolina,tobogã, e com as magicas do magico Mister'M,alem de pintura de rosto com os profissonais do CURUMIM que fizeram arte no rosto das crianças.Durante as festividades foram distribuidos a toda população adultos e crianças,iogurte, refrigerante,maça,pipoca,algodão doce e agua, alem de sorteios de varios blindes.
A iniciativa ajudou a realizar sonhos e manter viva a magia do natal. A nossa intensao é fazer com que essas crianças tenham a esperança de uma vida melhor.Por isso trabalhamos para mostrar que isso é possivel e nao há nada melhor que o simbolismo natalino para ajudar a manter vivo esse sonho,como diz a musica de Roupa Nova.
"Se a gente é capaz de espalhar alegria,
Se a gente é capaz de toda essa magia,
Eu tenho a certeza que a gente podia
Fazer com que seja Natal todo dia!..."
Agradecemos o apoio do Prefeito Municipal João Batista Mateus de Moraes, dos funcionários,professores e todos que direto ou indiretamente contribuiram ´para a realização dessa grande festa.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Secretaria Mun. de Ação Social e Equipe CRAS deseja a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO DE MUITA PAZ


"Que o Natal comece no seu coração, que seja pra todos, sem distinção. Um gesto, um sorriso,um abraço, o que for, o melhor presente é sempre o amor."

sábado, 12 de dezembro de 2009

SECRETARIA MUN.DE AÇÃO SOCIAL E CRAS PROMOVE EVENTO E ENTREGA DE CERTIFICADOS


Com um publico com mais de 400 pessoas lotaram o Clube do Alvinopolense na noite de 11 de dezembro de 2009, as 19:00 horas para participarem da entrega dos certificados aos alunos que concluiram as oficinas dos cursos administrado pelo CRAS,num total de 53 pessoas entre jovens, adolescentes e adultos que receberam certificados.
OFICINA DE BORDADO : monitora Dona Aparecida foram certificados 09 alunas
OFICINA DE PINTURA EM TECIDO: monitora Claudilene foram certificados 29 alunas.
OFICINA DE CORTE E COSTURA : monitora Perpetua foram certificados 11 alunas que desfilaram usando a roupa confeccionados por elas no periodo do curso.A Secretária Municipal Selma Carneiro parabenizou as formandas e conclui que a intensao e objetivo da Secretaria Municipal e do CRAS, sao porporcionar meios para geraçao de renda da populaçao mais carente e de economia uma vez que elas hoje podem confeccionar suas proprias roupas e de sua familia.
Mostrando sua beleza e arte, brilhou no palco as alunas do PROJETO SOCIAL DANÇA&ENCANTA coordenadas pelo professor Darlan Rodrigues. Sao crianças, jovens e adolescentes da nossa comunidade que mostraram no palco que podem e sao capazes, mostraram beleza,charme, postura, disciplina e muita arte.Parabens a nossa turma voces foram 10. Marcando sua presença tambem o Grupo da melhor idade DE BEM COM A VIDA que cantaram em coral o HINO DE ALVINOPOLIS, tambem animaram o publico dançando junto a dança: Os passarinho Voam.
Apos as apresentações foi servido com coquetel a todos participantes ao som da bela voz de Adriano.
"Grandes mudanças ocorrem com pequenos passos" Madre Teresa, estes foram nossos primeiros e pequenos passos mas na certeza que com pequenos passos chegaremos bem mais longe.
A Secretária Municipal de Ação Social e Equipe CRAS agradece a todos que estiveram presente e fizeram parte dessa historia.









































domingo, 6 de dezembro de 2009

V CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL DE ALVINOPOLIS - MG

A Secretaria Municipal de Ação Social e o Conselho Municipal de Assistencia Social -CMAS, realizou no dia 01 de agosto de 2009 a V Conferencia Municipal de Assistência Social.
A Conferência é um forum de discussão de assuntos de interesse da sociedade, como politicas públicas que venham ao encontro de realidade vivida por cada município.
O mundo é a oprotunidade e o papel do poder publico é oferecê-las as pessoas,reafirmando que a assistencia social é uma das prioridades do nosso prefeito Joao Batista Mateus de Moraes em sua administração.
Ha cerca de 10 anos, o Brasil vem mudando os conceitos da assistencia social,deixando do assistencialismo para atuar no desenvolvimento Humano. Nesse trabalho, o poder publico nao pode se esquecer de cobrar a contrapartida das familias.No caso das crianças,os pais mantenham os filhos na escola acompanhando seu desenvolvimento escolar e façam a Vigilância em Saúde.
A meta da Conferencia não é so avaliar, mas de apontar novos caminhos,novas metas e objetivos para qualificar ainda mais a prestação de serviço para as familias que usam a assistencia social.E este ano o principal objetivo da Conferência foi o de pensar formas e estrategias para que os usuários possam executar de forma mais próxima e administrativa o controle social e que ele ajuda a definir melhor sobre os serviços oferecidos, tanto pelo poder publico como pelas entidades.
Para falar sobre o tema tivemos a honra de receber a palestrante a senhora Maria Celeste de Souza Oliveira - Assessora de Politicas Públicas da Câmara Municipal de Ipatinga -MG, Coordenação dos Conselhos - FOCON do Vale do Aço.
As tematicas trabalhadas foram:
GRUPO 01 - Protagonismo do Usuário, o seu lugar Politico no SUAS, uma construção inadiável;
GRUPO 02 - Os Conselhos de Assistência Social e o SUAS: composição,dinânmica,caráter de representação e processo de escolha.
GRUPO 03 - Entidades de Assistência Social e o Vinculo SUAS: controle social,participação popular e gestão interna.
GRUPO 04 - O Trabalhador do SUAS e o Protagonismo dos Usuários.
Os Temas foram trabalhados e debatidos em grupo, onde foi eleito um relator para apresentação dos trabalhos e plenaria final.
Presente tambem na V Conferencia Municipal de Assistência Social , o Prefeito Municipal o Sr. Joao Batista Mateus de Moraes, CRAS, Bolsa Familia, Secretarios Municipais da Educação,Administraçaõ , Desenvolvimento ,representantes das entidades, Grupo da Melhor Idade DE BEM COM A VIDA,Comunidades rurais,representante da CIA Fabril Mascarenhas, Câmara Municipal, PETI, Curumim,Grupo de Voluntarios,usuários do sistema e visitantes das cidades vizinhas (Prefeitos,Secretários Municipais,coordenadores de CRAS e outros).

BLITZ EDUCATIVA CONTRA EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES





BLITZ EDUCATIVA CHAMA ATENÇAO DA SOCIEDADE

O dia 18 de maio foi instituido pela Lei federal nº 9.970 como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".
A Secretaria Municipal de Ação Social, CRAS, Conselho Tutelar e Policia Militar realizaram uma blitz educativa com o proposito de chamar a atençao da sociedade para um problema que vem deixando marcas profundas: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na rodovia 123 que liga Alvinopolis a Joao Monlevade, de 8:00 ás 13:00 horas.Com distribuição de panfletos educativos, adesivos e orientação aos motoristas.Durante a blitz foram abordados mais de 300 veiculos entre carros e motos




Denuncie : 0800 31 1119
A ligação e gratuita e voce não precisa se identificar.Pena de 12 anos de prisão para os exploradores. Apoio Juridico,psicologicos e social para as crianças, adolescentes e familiares.
Ou procure a Secretaria Municipal de Ação Social,Conselho Tutelar, CRAS e Policia Milita
Telefone: (31) 3855.1570 - 3855.1499 - 3855.2316 - 190


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PROMASA

PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL DE ALVINOPOLIS -MG
Criado pela Lei Nº 1.785 de 25 de maio de 2009 , o PROMASA tem por finalidade a legalização e a transparencia dos procedimentos de gestao , e de execução das ações de prestação de assistencia social à pessoa em situação de vulnerabilidade ou risco social a quem dela necessitar e tem por objetivo:
  1. a proteção à familias, à maternidade, à infancia, à dolescencia e a velhice
  2. o amparo às crianças e adolescentes carentes
  3. a promoção da integração ao mercado de trabalho;
  4. a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração a vida comunitária.

O Projetos sociais de atividades de desenvolvimento social que compoe o anexo I do PROMASA sao:

  1. Projeto Social COMEÇANDO A VIVER - consiste em acompanhar as gestantes desde o inicio da gravidez durante o prenatal e puerpero.Fornecimento de um KIT natalidade com 20 itens e 3 cestas basicas nos 3 primeiro meses de vida.
  2. Projeto Social DANÇA & ENCANTA - o principal objetivo nao é formar profissionais de dança, mas sim formar cidadãos , conscientes e capazes de interargir no mundo da vida de forma digna.
  3. Projeto Social VOZES MIRIM - possibilitar aos jovens o acesso a novas formas de aprendizagem e promoção da cidadania,por meio da musica, que estimula o desenvolvimento de uma cultura de paz nas comunidades emelhoria do desempneho escolar.
  4. Projeto Social REFORMAR - a importancia deste é manter uma ação direta nas necessidades imediatas da populaçao
  5. Projeto Social CONTE COMIGO - atender a população em situação de risco social iminente.
  6. Projeto Social MAIS VISAO - possibiltar a população a importnacia da visao para melhor qualidade de vida.
  7. Projeto Social ALVISORRINDO - atender a população em situação de vulnerabilidade social, com nessidade de protese dentaria.
  8. Projeto Social ALIMENTAR - melhorar as condições nutricionais das familias,com repercussões positivas para a qualidade de vida.
  9. Projeto Social FUNEBRE -atender as familias carentes em momentos cruciasi de dor e de abandono

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FOTOS DOS PROJETOS SOCIAIS

PROJETO SOCIAL COMEÇANDO A VIVER










GRUPO DA MELHOR IDADE 'DE BEM COM A VIDA"






PROJETO SOCIAL EU E MINHA FAMILIA







PROJETO SOCIAL ALIMENTAR





PROJETO SOCIAL "DANÇA & ENCANTA













































































































































































































CRAS


CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL
O Centro de Referencia de Assistencia Social -CRAS , é uma unidade publica da política de assistencia social, de base municipal, integrante do SUAS.
É a porta de entrada do cidadão a rede de proteção social basica,trabalha na perspectiva da prevenção e minimização ou superações das dificuldades sociais.

O funcionamento do CRAS é direcionado as familias do municipio,de segunda a sexta-feira, no horario de 8:00 as 17:00 horas.

O CRAS desenvolve ações de inclusão socio-familiar-comunitario através de:
- Acolhida e Recepção

- Escuta e encaminhamento

- Oficina de geração de renda (Corte-costura, pintura em tecido,bordados e crochê e outros)

- Grupos diversos (criança, gestantes, adolescentes, adulto,idosos)

- Projeto Social DANÇA&ENCANTA

- Projeto Social COMEÇANDO A VIVER

- Projeto Social ALIMENTAR

- Grupo da melhor idade DE BEM COM A VIDA

- Projeto Social EU E MINHA FAMILIA



Contato:

Endereço: Rua Fonseca - 255 - Centro - Alvinópolis -MG
Telefone: (31) 3855.2316